segunda-feira, 19 de março de 2012

A IMPORTÂNCIA DO REGISTRO NO FAZER DO PROFESSOR


Rosilene Batista da Rocha e Silva.
Pós-graduanda em Educação Infantil e Suas Linguagens.


 LOPES, Amanda CristinaTeagno. Educação e registro de práticas. São Paulo:
 Cortez, 2009. (Coleção docência em formação. Série educação infantil).

 

A autora Amanda Cristina Teagno Lopes, em seu livro Educação Infantil e registro de práticas publicado pela editora Cortez no Estado de São Paulo, no ano de 2009, aborda a importância do registro das práticas para o fazer docente uma vez que possibilita que o professor reflita e assim possa aprimorar sua didática.
Ela também afirma que o registro é um importante instrumento formativo que favorece a construção da identidade de cada professor, pois favorece o diálogo entre a teoria e a prática permitindo assim a autoria, o que proporciona também uma oportunidade de estudar o seu fazer pedagógico através de observações críticas e avaliativas, realizando assim uma reflexão sistemática sobre a prática, fato que é primordial para o educador.
Esta visão é relevante, pois a partir dos registros podemos melhorar tanto nosso fazer em sala de aula quanto reelaborar nossos conhecimentos uma vez que é necessário refletir, planejar e avaliar para realizá-lo.
Ela ressalta ainda não só o registro escrito, mas também as diferentes formas de registros como fotografias, desenhos, vídeos, gravações de diálogos, anotações e produções das crianças como formas de documentação do que vem sendo trabalhado em sala de aula e como meio de analisar a produção do conhecimento. Esta menção que a autora faz é muito significativa, pois são também formas de registrar pensamentos e meios de se expressar revelando a autoria de cada um e assim, portanto a subjetividade, mostrando a criança como produtora de registros.
Neste livro a autora cita Cecília Warschauer (1993) que afirma que, além de favorecer a reflexão, o registro possibilita a construção da memória e da história, enfatizando o papel do diálogo e da experiência grupal em formação. Esta citação é muito válida, pois não é só o aluno que aprende; ao realizar o registro, amplia-se o conhecimento do professor uma vez que permite a reflexão e a atribuição de sentido aos acontecimentos, fato que gera a construção de experiências para sua formação.   
Outra menção relevante da autora foi quanto a importância de se partilhar estes registros, pois na maioria das vezes, ele é uma fala silenciada do professor.Neste aspecto ela ainda relata a significância de mobilizar os professores, incentivando-os a produzir narrativas e, acima de tudo, a percepção do registro como escrita de sua história e produção de saber.
Concordo com a autora quando também afirma que muitas vezes ele é elaborado às pressas e sem o auxílio do coordenador, sendo que este auxílio facilitaria que o registro tenha um maior efeito na formação deste professor.
Seguindo este pensamento, a autora nos fala que os limites e as possibilidades da prática do registro dependem também do contexto em que ele se insere, o qual pode favorecer, estimular, valorizar ou não o trabalho docente e, consequentemente, os registros da prática.
Desta forma concordo com a autora pois nos traz em seu livro que, registrar implica uma proposta pedagógica que considere o professor como autor de sua prática, as crianças como agentes participativos e a necessidade de reflexão e formação contínuas para que o professor seja um profissional diferenciado, se tornando assim cada vez mais capacitado para escrever sua memória, tornando-a cada vez mais rica e produtora de saber.
Sendo assim, creio que este livro é uma importante aquisição que pode contribuir para que o professor de educação infantil tenha uma prática docente mais reflexiva e repleta de conhecimentos que aprimorarão o seu fazer pedagógico.

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